Suco de uva

7 Benefícios do Suco de Uva – Para Que Serve e Propriedades

1. As propriedades nutricionais da uva

Uma série de benefícios do suco de uva ocorrem por conta dos inúmeros nutrientes presentes na fruta que são importantes para o funcionamento apropriado do nosso organismo.

De acordo com informações do site Live Science, a lista inclui: carboidratos, cálcio, ferro, vitamina A e vitamina C. Segundo a nutricionista Alissa Rumsey, a fruta também contém cobre, vitaminas do complexo B e vitamina K.

O suco de uva também é composto por nutrientes como manganês e potássio.

2. Efeito antioxidante

Outro dos benefícios do suco de uva é a sua ação antioxidante, que contribui com o combate aos radicais livres, que são substâncias prejudiciais que podem danificar as células, causar doenças e estão associadas a problemas como câncer, doenças no coração e ao envelhecimento precoce.

Uma pesquisa feita na Universidade de Glasgow na Escócia avaliou 13 tipos de sucos e identificou que o suco de uva era o que tinha a maior e mais ampla gama de polifenóis (substâncias com propriedades antioxidantes), além da bebida ter sido classificada pelo estudo no primeiro lugar em relação ao teor de antioxidantes de maneira geral.

3. Diminuição dos riscos de desenvolvimento de coágulos sanguíneos

Pesquisadores da Universidade de Georgetown nos Estados Unidos relataram em uma edição de 2001 do jornal Circulation (Circulação) benefícios do suco de uva para a diminuição das chances de aglutinação das plaquetas que foram coágulos nas artérias.

O resultado disso é o reforço ao óxido nítrico que protege o revestimento arterial e impede que as artérias coagulem. Isso é importante para prevenir ataques no coração.

Porém, a página ressaltou que foi determinado pelo estudo que seria necessário ingerir seis copos com cerca de 230 ml de suco de uva para equiparar os benefícios de duas taças de vinho tinto em relação ao combate à coagulação do sangue.

4. Redução do colesterol

O suco de uva possui compostos chamados flavonoides que ajudam a prevenir a oxidação do colesterol ruim, o LDL. Essa oxidação do LDL pode provocar o acúmulo de placa nas artérias e causar uma doença chamada aterosclerose.

O Livestrong apresentou algumas pesquisas que embasam a afirmação. Uma delas foi publicada no jornal Circulation (Circulação) em 1999 e foi feita com 15 pessoas que tinham artérias estreitas, que tomaram aproximadamente 230 ml de suco de uva roxa por dia durante 14 dias.

O resultado foi que esses participantes apresentaram uma diminuição significativa na oxidação do LDL e foi observado que seu sangue fluía mais livremente nas artérias.

O outro estudo foi publicado no Journal of Nutrition (Jornal da Nutrição, tradução livre) em 2005 e indicou que cerca de 35 g de suco de uva em pó misturados com água ajudaram a diminuir o colesterol.

5. Sistema imunológico

Em uma pesquisa feita na Universidade da Flórida, 85 adultos tomaram em torno de 350 ml de suco de uva roxa concórdia durante nove semanas. A conclusão do experimento foi que essas pessoas tiveram um aumento em seus organismos de um tipo de célula que detecta toxinas e coloca o sistema imunológico em alerta vermelho.

6. Saúde do cérebro

Mais um dos benefícios do suco de uva também pode referir-se ao cérebro. Uma pesquisa feita na Universidade de Cincinnati, em que adultos mais velhos com declínio da memória beberam entre aproximadamente 440 ml e 620 ml de suco de uva concórdia.

Foi observado que eles tiveram uma melhora em listar aprendizados e recordações e em sua memória espacial.

7. Redução da pressão arterial

Uma edição de 2004 da publicação Biofactors relatou que pessoas que receberam 5,5 ml de suco de uva por cada kg de peso corporal diariamente durante oito semanas apresentaram uma diminuição significativa da pressão arterial. O efeito foi creditado à ação dos polifenóis das uvas.

Leia mais https://www.mundoboaforma.com.br/7-beneficios-do-suco-de-uva-para-que-serve-e-propriedades/#EMaSAUMQiHIwMMMs.99

Deixe uma resposta